segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Next Generation

"Cada geração se considera mais inteligente do que a anterior e mais sábia do que a próxima."

É baseado nos modelos antigos e nas novas perspectivas que a humanidade caminha. Nós buscamos no passado um motivo, um perfil, algo que seja como uma peça de LEGO na nossa vida, alguém que tentemos ser, imitar, um estilo, seja esse o da calça jeans e a camisa preta, ou então o velho xadrez e um aviador RayBan, buscamos evidências, estímulos e enfim, nós nos buscamos por semelhança de nossos gostos, caráter, atitudes e ideologias.

Ao mesmo tempo, nós carregamos conosco a preocupação ou o pensar no amanhã, nós buscamos o nosso espaço, a nossa vontade de propagar o nosso eu pelo resto da vida, a nossa vontade de mudar, criar algo novo, de estar na moda, ou de simplesmente ser um destaque.

Não posso aceitar, e não acho certo, as comparações de hoje, com 19 anos, quando o assunto de meus pais é "Mas no meu tempo, com sua idade...". Não podemos comparar, pois são tempos completamente diferentes, embora exista todo esse processo de o "antes, hoje e depois", embora as caracteristicas continuem em movimento, embora alguns ainda herdem toda aquela nostalgia, seria errado comparar esses tempos.

Porém, falar do amanhã parece ser um pouco diferente. Somos formados pela famosa "Geração Y", as crianças não escutam mais Sandy & Junior, assim como não só os jovens possuem um Nintendo DS. Seus pais provavelmente sabem o que é um email, e se arriscam de uma forma a entender a nossa tecnologia atual, mas e se eu lhes perguntar sobre o seus avós?

Mesmo com tanta certeza, as previsões podem estar erradas, mas baseado no que vivemos hoje, creio que muitos presentes, nessa geração, daqui 10, 20 ou 30 anos, vão saber se comunicar pela Internet com seus filhos e netos, vão saber como se liga um Playstation 20 ou então até mesmo como montar um computador.

Vivemos numa era em que a informação ela é gerada e passada de forma extremamente rápida, e mesmo com as maiores dificuldades, o homem acaba por, mesmo que parcialmente, absorver esse conhecimento e concretizar a sua sabedoria diante do caminhar da evolução.

Mesmo com toda a beleza futurista, muita coisa lá de trás ficou parada no tempo. Onde está o romantismo, as serenatas, o respeito em chamar de "Sr. e Sra."? Vocês sabem, não é só isso, e muitos desses valores foram perdidos. Será que seus filhos vão saber o que é peão e bola de gude? E sua filha, você vai achar normal ela ir num baile funk com 12 anos de idade? Muitos dos valores que seus pais e avós defendem, e que você acha antiquado, são valores importantes, que foram aos poucos sendo ignorados e passados por história dentro da geração.

Acho que cresci um pouco careta. Mesmo não ter nascido nos 80', e sem saber realmente o que foi essa época, eu sinto falta dela.

2 comentários:

  1. Olá, Cainã!
    Como vê, sou o 1º seguidor do seu blog! Eu sou professor de matemática e pesquisador independente na área, meu nome: Francisco Valdir, tenho um blog em: www.matemagicasenumeros.blogspot.com o qual vai receber um banho gráfico agora. Aí, em Piracicaba em sou seguidor dos blogs: pequeno astrônomo da minha amiga Marjory; infravermelho do Jairo Grossi e o número phi, da menina poetisa a Paôla. Como eu acesso muito o blog do Jairo, então da lista dos blogs que ele recomenda você já é o 2º que eu sigo por indicação dele. Tinha visto 1º aquele tomentinofalomesmo, mas, vendo outros blogs seus, optei por esse aqui, até para lhe dar uma força, sendo o 1º seguidor. Gosto muito de assuntos científicos gerais e até outros, por exemplo: a poesia. Tenho a mente aberta, ando perseguindo a verdade e a realidade. Pelo que vc falou sobre si, achei que apesar de jovem mostra que tem caráter e personalidade. Bem, estamos à poucas horas da passagem de ano, então receba os meus votos de feliz 2011 para vc e a família. Sucessos!
    [1]!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, meu velho, é a dura realidade.
    Nossa sociedade é podre, e a situação piora a cada dia.

    Mesmo nós, entusiastas da alta tecnologia e avanços científicos, nos sentimos certas vezes desmotivados pela falta de capacidade mental de nossos contemporâneos, e o pior, como você mesmo disse, de valores.

    Eu acredito que um homem tem o mesmo valor daquilo em que acredita. Seus valores, portanto, são seus pilares onde constrói suas realizações.
    As pessoas também têm uma idéia muito errada da noção de "acreditar". Acreditar, de verdade, é ter fé. E a fé verdadeira é imutável, imponente, invencível e inabalável. A verdadeira fé inabalável e incontestável.

    Acreditar, de verdade, é ser cabeça-dura mesmo. É ver tudo o que acredita ser provado errado e ainda assim segurar a bandeira daquilo em que tem fé. É isso que falta nesse mundo.

    Espero muito que em algum ponto consigamos restaurar a importância desses "valores" perdidos de antigamente, mas que são na realidade a base de um homem digno, de um cidadão, de um membro da sociedade, apto a viver nela. Diferente dos animais de hoje em dia, assistindo Malhação, ouvindo Restart, usando e abusando de entorpecentes e tomando bailes funk como diversão.

    Falei demais, chega!
    Abraços maninho!

    ResponderExcluir