terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Filosofia: um pouco além de filosofar.

Fiquei a pensar, dormir sem a resposta do motivo de eu ter uma matéria como filosofia no meu curso de graduação em sistemas de informação. Apesar de parecer bizarro e inútil, se você for uma pessoa capacitada e com a mente aberta e afim de expandir o conhecimento, você vê que as coisas não são bem assim. Aliás, isso é algo que com certeza qualquer um pode, basta querer.

Escrevendo aqui em um banco na UNIMEP, após uma prova "sub" de Filosofia e Ciência. As respostas das questões foram literalmente textos, tomadas por linhas e palavras não tão casuais do dia a dia. Apesar disso, do trabalho, do esforço de pensar, raciocinar e criar ideologias e conclusões, você acaba por perceber que existe uma certa cultura nisso.

De forma ou outra, a disciplina, confesso, acabou de me dar visões diferentes de como entender determinados fatos, elaborar soluções ou relatar conclusões, ou até mesmo para procurar entender uma determinada ideologia ou consolidar a perspectiva de uma informação para o seu entendimento.

Baseando-se na tematica da "Ciência da Informação" sobre os conceitos de filosofia e ciência, você passa a entender o quão anexadas esses dois conceitos estão. É realmente interessante ver o vínculo de fatores como "Teoria do Caos" ou "Ordem dentro da desordem" estão associaos não apenas ao nosso viver, mas a sua relação com a propagação de informação, a expansão tecnologica e o envolvimento da comunidade sob os efeitos dos fenômenos da informação, das mudanças e da evolução em sí, não apenas por parte tecnologica, mas como um todo.

Em resumo, todo conhecimento é valido. Se tiveres dúvida um dia de, por exemplo, "em que momento de minha vida usarei isso?", não espere por respostas, busque você mesmo conceitos, objetivos ou funções para agregar, unificar ou associar qualquer tipo de conhecimento com algum fragmento, seja esse um campo de estudo, uma decisão profissional ou simplesmente para a ampliação do conhecimento próprio.

O ser humano, com certeza, é capaz de coisas incríveis, quando existe o interesse. A mente humana é magnífica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário