sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Happy New Year!

Incrivelmente 2010 já se foi. Aliás, foi um ano que passou extremamente rápido, porém recheado de fatos, acontecimentos, muitos deles marcantes, não apenas para minha pessoa mas como de uma forma coletiva.

Ano passa, ano vem, mudanças ocorrem na nossa caminhada pela vida. Muitos vão, muitos vêm, alguns retornam e os melhores permanecem mesmo que distantes. Nós somos propícios a decisões incertas, como também atitudes confiantes, estas que com certeza são resultados vistos agora, após uma passagem do tempo.

Particularmente, eu considero 2010 um ano passado que com certeza vou me lembrar muito, diferentes de alguns anos anteriores. Mesmo quando existem os momentos difíceis e árduos, eu sei que momentos bons duraram o suficiente para serem motivos de uma boa recordação.

Me cabe desejar a todos que 2011 seja um ano repleto de harmonia, prosperidade e felicidade. Que todos sejam firmes em seus objetivos, que consigam conquistar as suas metas e sempre evoluírem, profissionalmente, pessoalmente e de uma forma humanista no geral.

Mais do que sorte, eu desejo a todos capacidade, desejo caráter, desejo a personalidade e o potencial de se tornarem pessoas cada vez melhores, o que com certeza todos nós somos capazes.

São esses meus votos para todos que fizeram parte de alguma maneira em minha vida.

Feliz ano novo.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Next Generation

"Cada geração se considera mais inteligente do que a anterior e mais sábia do que a próxima."

É baseado nos modelos antigos e nas novas perspectivas que a humanidade caminha. Nós buscamos no passado um motivo, um perfil, algo que seja como uma peça de LEGO na nossa vida, alguém que tentemos ser, imitar, um estilo, seja esse o da calça jeans e a camisa preta, ou então o velho xadrez e um aviador RayBan, buscamos evidências, estímulos e enfim, nós nos buscamos por semelhança de nossos gostos, caráter, atitudes e ideologias.

Ao mesmo tempo, nós carregamos conosco a preocupação ou o pensar no amanhã, nós buscamos o nosso espaço, a nossa vontade de propagar o nosso eu pelo resto da vida, a nossa vontade de mudar, criar algo novo, de estar na moda, ou de simplesmente ser um destaque.

Não posso aceitar, e não acho certo, as comparações de hoje, com 19 anos, quando o assunto de meus pais é "Mas no meu tempo, com sua idade...". Não podemos comparar, pois são tempos completamente diferentes, embora exista todo esse processo de o "antes, hoje e depois", embora as caracteristicas continuem em movimento, embora alguns ainda herdem toda aquela nostalgia, seria errado comparar esses tempos.

Porém, falar do amanhã parece ser um pouco diferente. Somos formados pela famosa "Geração Y", as crianças não escutam mais Sandy & Junior, assim como não só os jovens possuem um Nintendo DS. Seus pais provavelmente sabem o que é um email, e se arriscam de uma forma a entender a nossa tecnologia atual, mas e se eu lhes perguntar sobre o seus avós?

Mesmo com tanta certeza, as previsões podem estar erradas, mas baseado no que vivemos hoje, creio que muitos presentes, nessa geração, daqui 10, 20 ou 30 anos, vão saber se comunicar pela Internet com seus filhos e netos, vão saber como se liga um Playstation 20 ou então até mesmo como montar um computador.

Vivemos numa era em que a informação ela é gerada e passada de forma extremamente rápida, e mesmo com as maiores dificuldades, o homem acaba por, mesmo que parcialmente, absorver esse conhecimento e concretizar a sua sabedoria diante do caminhar da evolução.

Mesmo com toda a beleza futurista, muita coisa lá de trás ficou parada no tempo. Onde está o romantismo, as serenatas, o respeito em chamar de "Sr. e Sra."? Vocês sabem, não é só isso, e muitos desses valores foram perdidos. Será que seus filhos vão saber o que é peão e bola de gude? E sua filha, você vai achar normal ela ir num baile funk com 12 anos de idade? Muitos dos valores que seus pais e avós defendem, e que você acha antiquado, são valores importantes, que foram aos poucos sendo ignorados e passados por história dentro da geração.

Acho que cresci um pouco careta. Mesmo não ter nascido nos 80', e sem saber realmente o que foi essa época, eu sinto falta dela.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Filosofia: um pouco além de filosofar.

Fiquei a pensar, dormir sem a resposta do motivo de eu ter uma matéria como filosofia no meu curso de graduação em sistemas de informação. Apesar de parecer bizarro e inútil, se você for uma pessoa capacitada e com a mente aberta e afim de expandir o conhecimento, você vê que as coisas não são bem assim. Aliás, isso é algo que com certeza qualquer um pode, basta querer.

Escrevendo aqui em um banco na UNIMEP, após uma prova "sub" de Filosofia e Ciência. As respostas das questões foram literalmente textos, tomadas por linhas e palavras não tão casuais do dia a dia. Apesar disso, do trabalho, do esforço de pensar, raciocinar e criar ideologias e conclusões, você acaba por perceber que existe uma certa cultura nisso.

De forma ou outra, a disciplina, confesso, acabou de me dar visões diferentes de como entender determinados fatos, elaborar soluções ou relatar conclusões, ou até mesmo para procurar entender uma determinada ideologia ou consolidar a perspectiva de uma informação para o seu entendimento.

Baseando-se na tematica da "Ciência da Informação" sobre os conceitos de filosofia e ciência, você passa a entender o quão anexadas esses dois conceitos estão. É realmente interessante ver o vínculo de fatores como "Teoria do Caos" ou "Ordem dentro da desordem" estão associaos não apenas ao nosso viver, mas a sua relação com a propagação de informação, a expansão tecnologica e o envolvimento da comunidade sob os efeitos dos fenômenos da informação, das mudanças e da evolução em sí, não apenas por parte tecnologica, mas como um todo.

Em resumo, todo conhecimento é valido. Se tiveres dúvida um dia de, por exemplo, "em que momento de minha vida usarei isso?", não espere por respostas, busque você mesmo conceitos, objetivos ou funções para agregar, unificar ou associar qualquer tipo de conhecimento com algum fragmento, seja esse um campo de estudo, uma decisão profissional ou simplesmente para a ampliação do conhecimento próprio.

O ser humano, com certeza, é capaz de coisas incríveis, quando existe o interesse. A mente humana é magnífica.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Segunda-feira...

Depois de passar a manhã inteira cercado de computadores e tecnologia, nada melhor do que sair, após o almoço, e dar uma volta pelas redondezas do meu local de trabalho. Parado em frente da empresa, refletindo o nada e sentindo o vento passar, eis que avisto um Fiesta, de cor verde agua, com rodas largas e todo merecedor de um destaque visual.

Mais destaque teve ainda ao ver quem o dirigia: uma loira, devia ter uns 20 e poucos anos, de óculos escuro e um vestido colorido. Um carro daqueles, com uma motorista dessas, quem aí não toparia uma volta, certo? Continuei a observar, enquanto ela se preparava para estacionar o carro. Ao manobrar, ela foi aproximando o carro da calçada, quando então... ela me dá aquela puta de uma raspada na guia da sarjeta. Raspou tão lindamente que eu não tive opção a não ser rir (para não chorar) com a cena vista. Ela então desesperadamente desceu do carro, foi até a roda, se abaixou, e passou a mão sobre a mesma.

Eu, naquele momento, rindo, ao mesmo tempo fiquei mal pois, nossa, se fosse meu carro... Ela se levantou, entrou no carro e foi embora. Acho que ela ficou tão desanimada com a cagada que acabara de cometer, que até desistiu de estacionar e fazer o que tinha de fazer.

Moral da história: Não confunda beleza, com inteligência. É um, ou outro.

(Obs: Será que o carro era dela?)